Dormir bem é um dos pilares para a saúde do coração. No entanto, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com noites mal dormidas em função da apneia obstrutiva do sono, um distúrbio caracterizado pela interrupção repetida da respiração durante o descanso, geralmente associada ao ronco. O problema, muitas vezes negligenciado, pode trazer sérias consequências à saúde cardiovascular.

Em setembro, mês em que se celebra o Dia Mundial do Coração, especialistas reforçam que cuidar da qualidade do sono é tão importante quanto manter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física. "O sono é um aliado vital na prevenção de doenças cardíacas e precisa ser valorizado", afirma Rubens Huber, otorrinolaringologista da Otorrino Rio Preto.

De acordo com o médico, a associação entre apneia do sono e privação do sono é frequente e perigosa, já que ambas as situações aumentam os riscos cardiovasculares. "Dormir menos de sete horas por noite pode favorecer o surgimento de hipertensão, diabetes e obesidade, ampliando a probabilidade de infarto e AVC".

O sono é essencial para o equilíbrio do organismo. Durante esse período, o corpo regula a pressão arterial, a frequência cardíaca e a resposta inflamatória. A privação do sono compromete esses processos e, segundo o otorrinolaringologista Adriano Reis, também especialista da clínica, as pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm maior probabilidade de desenvolver hipertensão e diabetes tipo 2, condições que impactam diretamente a saúde do coração.

Como identificar a apneia do sono

Entre os sintomas mais comuns estão roncos intensos, pausas respiratórias observadas por terceiros, sonolência excessiva diurna, dores de cabeça matinais e dificuldade de concentração. O diagnóstico é feito por meio da história clínica, exame físico e teste de registro do sono, a polissonografia.

Alguns fatores aumentam o risco para o distúrbio, como obesidade, pescoço largo, queixo pequeno, língua ou amígdalas volumosas, sexo masculino e síndromes genéticas que afetam a anatomia craniofacial.

Tratamento e qualidade de vida

Tratar a apneia do sono é fundamental, sobretudo em pessoas com doenças cardiovasculares. A melhora pode ser percebida pela redução do ronco, maior disposição durante o dia, menos interrupções do sono e diminuição de dores de cabeça.

Os tratamentos variam conforme o grau do distúrbio e podem incluir: mudança de hábitos (perda de peso, redução do consumo de álcool e tabaco, exercícios físicos); uso de aparelhos intraorais que ajudam a manter as vias aéreas abertas; CPAP (aparelho que envia ar pressurizado para manter a respiração contínua durante o sono); e cirurgia, indicada em casos selecionados, quando outros tratamentos não são eficazes.

Sobre a Otorrino Rio Preto
A Otorrino Rio Preto oferece cuidado completo para a saúde auditiva, respiratória e vocal, com foco em diagnósticos precisos e tratamentos personalizados. Unindo tecnologia, experiência e acolhimento, a clínica reúne um corpo clínico altamente qualificado para atender pacientes de todas as idades, com humanização e atenção integral. O corpo clínico é formado pelos otorrinolaringologistas Adriano Reis (especialista em cirurgia de ouvido, reabilitação auditiva e implante coclear), Maury de Oliveira Faria Jr. (distúrbios de equilíbrio, zumbido e cirurgias de adenoide e amígdala), Rubens Huber (cirurgias da laringe e voz, tratamento do ronco, apneia e sinusite) e Rael Lucas Matimoto (rinoplastia, mentoplastia, lifting facial e outros procedimentos funcionais e estéticos). A clínica está localizada na Rua Cila, nº 3158 – Bairro Redentora, em São José do Rio Preto (SP). Informações: www.otorrinoriopreto.com.br.

Siga a Otorrino Rio Preto
Instagram: @otorrinoriopreto

Fonte: Otorrino Rio Preto
Francine Moreno

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...