Teve início, na última quarta-feira, 22 de abril, os atendimentos e tratamentos de fisioterapia para pacientes com 60 anos ou mais no Hospital Emílio Carlos, subsidiados com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - Pronas/PCD, iniciativa do Ministério da Saúde que amplia e fortalece ações de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e assistência a pessoas com deficiência.

 

Para a execução do projeto, que tem duração de dois anos, foram adquiridos novos equipamentos e aumento do quadro de profissionais. O projeto possibilitará expandir o número de vagas e atendimentos ofertados no Ambulatório de Fisioterapia ao paciente idoso.

 

 

Flaviane Cristina Soares, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do HEC, ressalta que o objetivo é ampliar e qualificar os serviços prestados com foco no estímulo de mobilidade da pessoa idosa que apresenta sinais de fragilidade no período pós-internação e otimizar o atendimento nos ambulatórios médicos, através de acompanhamento fisioterapêutico. "O 'Emílio Carlos' possui a certificação Instituição Amiga da Pessoa Idosa em nível pleno e atende pacientes de 19 municípios e a pessoa idosa representa mais da metade dos atendidos".

 

O programa do Ministério da Saúde funciona por meio de incentivos fiscais, permitindo que pessoas jurídicas ajudem a financiar projetos de instituições sem fins lucrativos que atuem nas áreas de atendimento à saúde.

 

Julio Cesar Luiz, gerente de Captação de Recursos da Fundação Padre Albino, ressalta a importância dessa conquista e explica que o PRONAS/PCD é mecanismo que permite às empresas destinar parte do Imposto de Renda devido para projetos de saúde, sem custo adicional — "ou seja, em vez de pagar tudo ao governo, a empresa direciona 1% do valor do imposto de renda devido para projetos aprovados pelo Ministério da Saúde", diz Julio.

 

Fotos: Comunicação FPA

Texto: Alan Gazola - Comunicação & Assessoria de Imprensa FPA

Catanduva registra crescimento de 15,4% na abertura de empresas em 2026

Leia mais...

SMEL Catanduva vence Mirassol e está na final da Copa AME de Futsal Sub-20

Leia mais...

Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto (HCM) resgata tradição de pintar ruas durante a Copa do Mundo e promove manhã de integração para crianças em tratamento

Leia mais...

LIDE Agronegócio Ribeirão Preto é lançado com debate sobre o futuro do setor

Leia mais...

Match simplifica a rotina capilar com lançamento Escudo de Hidratação que promete efeito antifrizz de 3 dias e ativa campanha com menor preço do ano

Leia mais...

Iquegami Supermercados incentiva doação de sangue e presenteia doadores com balde de pipoca personalizado

Leia mais...