O Hospital Padre Albino (HPA) recebeu, nos dias 23 e 24 de abril, a visita presencial das consultoras do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Drª Anna Luiza Dutra Poloni e Enfª Bianca Braga Tameirão, com o objetivo de aprofundar o diagnóstico iniciado na primeira etapa do projeto Lean nas Emergências e acompanhar a evolução das ações de melhoria já implementadas.

 

No primeiro dia as consultoras acompanharam a realização dos Huddles — reuniões rápidas de alinhamento, com foco na identificação de oportunidades para aprimorar sua condução e efetividade. Também foi ministrada aula sobre o Plano de Capacidade Plena (PCP), abordando estratégias de gestão de crise voltadas ao enfrentamento da superlotação no Pronto Socorro. Já no segundo dia foi realizada visita in loco nas enfermarias do hospital, com a participação do time de Gestão de Alta Performance em Emergência (GAPE), para avaliar o uso de ferramentas como os kanbans na gestão visual dos processos. A atividade incluiu encontros com equipes assistenciais, promovendo troca de experiências e alinhamento de práticas para melhoria contínua. Ao final da visita foram pactuadas metas e prioridades para o próximo ciclo de trabalho, mantendo como pilares a segurança do paciente, a redução de desperdícios e o fortalecimento da cultura de melhoria contínua na emergência.

 

O time de GAPE do HPA também apresentou resultados obtidos a partir das mudanças implementadas, evidenciando avanços na reorganização estrutural, na padronização de processos e na otimização dos fluxos assistenciais.  

 

A metodologia Lean nas Emergências é iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida de forma colaborativa por hospitais de referência, como Beneficência Portuguesa, Moinhos de Vento, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz, HCor e Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

 

 

Foto: Divulgação FPA

 

Fonte: Eric Ribeiro Conceição - FPA

AEMCO lança novos produtos na Agrishow 2026 e amplia sua presença no Brasil e exterior

Leia mais...

FMC apresenta lançamentos e portfólio inovador para o campo na Agrishow 2026

Leia mais...

5ª Corrida Unimed Catanduva reúne mais de 600 atletas e movimenta a cidade

Leia mais...

Atletas de Catanduva disputam competição nacional de xadrez em Teresina

Leia mais...

SMEL ACD Catanduva soma grandes resultados na 5ª Corrida Unimed

Leia mais...

Delegação de Catanduva se destaca em competição de xadrez

Leia mais...