Os brasileiros são conhecidos pela grande preocupação com higiene e limpeza. Para se ter uma ideia dos cuidados que a população tem com o corpo, o Brasil é o segundo mercado global de desodorantes e líder mundial em frequência de uso do produto. Pesquisa recém-lançada por Unilever, em parceria com o Instituto Datafolha, apresenta visão inédita da atenção especial do brasileiro em estar sempre cheiroso e livre de odor e o quanto essa sensação influencia positivamente no comportamento e cotidiano.

A empresa, que está presente em 100% dos lares brasileiros com seu portfólio variado nos mais diferentes segmentos, encomendou o estudo como parte do lançamento de uma nova categoria de cuidados pessoais no Brasil, a All Body Deo, principal movimento da Unilever no Brasil em 2025. 

Liderada pelas marcas Rexona, Dove e Dove Men, a novidade chega aos pontos de venda do Brasil ao longo de junho com uma proposta inovadora e disruptiva: um produto desodorante para o corpo todo, que chega para se tornar um aliado do dia a dia, otimizando a rotina do consumidor com um produto que irá neutralizar odores indesejados como pés, virilha, costas, peitos, e manter a perfumação e sensação de frescor e limpeza por mais horas. O estudo vem de encontro aos hábitos de higiene do brasileiro para reforçar a relevância do lançamento, alinhado com o comportamento do consumidor e com o objetivo de construir informações educacionais sobre um novo hábito de cuidados pessoais que a linha visa desenvolver na vida do público.

A fama de que o brasileiro é um dos povos mais preocupados em estar "cheiroso e limpo" é verdadeira. Cerca de 89% dos entrevistados pela pesquisa afirmam usar desodorante ou antitranspirante nas axilas diariamente para se proteger e controlar o suor e odor. E, quando percebem que estão com mau cheiro em qualquer parte do corpo, mais de 75% das pessoas se sentem bastante incomodadas, impactando seu conforto e bem-estar. Dentre os consultados, 88% afirmam que se sentem incomodados com o mau odor corporal alheio e 7 a cada 10 já se afastaram de alguém que estava perto por conta disso. 

Essa atenção constante com o cheiro vai muito além das axilas. O brasileiro se mostra atento também aos odores de outras partes do corpo, sendo a virilha (38%) e os pés (37%) as áreas que mais se destacam. A pesquisa revelou que 8 em cada 10 consultados consideram muito importante um produto que seja capaz de eliminar o mau odor de todo o corpo, no entanto, mais de 75% não conhecem produtos apropriados para esse tipo de cuidado pessoal.

O estudo sobre a relação do brasileiro com o odor integra as ações para o lançamento da linha de desodorante All Body Deo, com as marcas Rexona, Dove e Dove + Men. A tecnologia inovadora do produto, voltado a outras partes do corpo, inaugura nova categoria de Cuidados Pessoais no mercado nacional.

"A relação do brasileiro com a higiene e limpeza do corpo está associada às sensações de bem-estar, conforto e aceitação perante a sociedade, e envolve questões sociais, culturais e comportamentais. O estudo aprofundado de como a população brasileira reage a situações de mau odor no próprio corpo evidencia a relevância do lançamento da linha de All Body Deo no país. Quando escutamos o consumidor brasileiro, fica evidente o interesse por soluções que eliminem o mau odor em todo o corpo, mantendo-o cheiroso e prolongando a sensação de frescor", destaca Viviane Ramos, Diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever, dona das marcas Rexona, Dove e Dove + Men. 

Cheirinho ruim interfere nas rotinas das pessoas

O estudo mostra que o odor pode interferir também nas relações sociais, nas atividades profissionais e físicas dos brasileiros: 77% dos entrevistados se sentem desconfortáveis com o próprio mau odor corporal.

Estar com mau cheiro em alguma parte do corpo é motivo para que 28% dos brasileiros se sintam desconfortáveis para ir a um compromisso profissional ou entrevista de emprego, por exemplo. Quando o assunto é conhecer uma pessoa, 20% dos entrevistados deixam de investir em uma relação porque o odor do seu corpo não está "em dia".

O receio de ficar com mau odor interfere negativamente também na prática esportiva das pessoas no país, mas de forma ponderada. 14% dos pesquisados nem começa a se exercitar para evitar o desconforto causado pelo mau odor. Já no aspecto profissional, 28% das pessoas já se sentiram desconfortáveis ao ir ao trabalho ou a um compromisso profissional por causa de mau odor em alguma parte do corpo.

"Situações comuns do nosso dia a dia, como sair com os amigos, ir a um date, ou iniciar uma atividade esportiva, podem sofrer impacto para muitas pessoas quando sentem que o cheiro em algum lugar de seu corpo não está bom. Nós trouxemos a linha de All Body Deo para o Brasil pois sabemos que, para muitos consumidores, nossa tecnologia inovadora poderá transformar a relação com o odor corporal e os cuidados pessoais como um todo", frisa Viviane Ramos. 

A pesquisa coordenada por Unilever e Datafolha consultou 2002 pessoas a partir de 16 anos, em todas as regiões do país, e foi desenvolvida no mês de maio de 2025.

Mau odor já incomoda mesmo após o banho

A percepção de estar com mau odor surge mesmo quando a pessoa está, na prática, limpa. De acordo com o Datafolha, 31% das pessoas dizem sentir cheirinho ruim no corpo pouco após o banho.

No ano passado, a empresária e ex-BBB Bianca Andrade viralizou ao revelar mau cheiro nas suas axilas pouco depois de sair do banho. O relato de Bianca gerou diversos comentários de pessoas também incomodadas com a sensação de mau odor pós-banho, mas em outras partes do corpo. Após a repercussão do assunto íntimo, Bianca foi convidada a protagonizar campanha do antitranspirante Rexona Clinical. 

Embora haja atenção especial dos brasileiros quanto à frequência de uso da antitranspirantes no cotidiano, a grande maioria das pessoas consultadas pela pesquisa de Unilever com o Datafolha, 58%, não sabe ou não procura saber como diferenciar um produto desodorante (com função de neutralizar o odor) de um antitranspirante (que neutraliza o suor e o odor).

O inovador All Body Deo é um desodorante corporal para outras partes do corpo. Ou seja: é capaz de neutralizar odores, com agentes anti bactericidas que eliminam microorganismos causadores do mau cheiro, e é adequado para áreas como peitos, costas, pés e virilhas. O novo produto não controla o suor (transpiração), que é inodoro.

Sobre a pesquisa Datafolha

Sob encomenda da Unilever, a pesquisa Datafolha "Hábitos de higiene diária" foi realizada entre 12 e 14 maio de 2025, de forma presencial a nível nacional, com pessoas de 16 anos ou mais, de todas as classes econômicas e regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Sobre a Unilever

A Unilever é uma das maiores fornecedoras do mundo de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa, Alimentos e Sorvetes. A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Contamos com 128.000 colaboradores e vendas que alcançaram €60,8 bilhões em 2024.

Para mais informações sobre a Unilever e as nossas marcas, acesse www.unilever.com.br

Fonte: InPress Porter Novelli

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...