Oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o serviço de coleta de volumosos fechou o ano passado com 489,13 toneladas de materiais recolhidos. São objetos como camas, sofás, colchões e até mesmo móveis velhos que tiveram a destinação correta.

O serviço é oferecido o ano todo e visa garantir a limpeza de quintais e terrenos, com consequente redução de riscos à saúde pública. Esses materiais podem acumular água e servir como criadouro para o Aedes, que transmite dengue, zika e chikungunya, e abrigar animais peçonhentos como aranhas e escorpiões.

O recolhimento deve ser agendado pelos telefones (17) 3522-0814 e 3524-7239. A orientação é que o morador avise com antecedência em caso de desistência. Como o acesso das equipes é realizado na parte externa das residências, tudo deve ser colocado na calçada das casas para auxiliar o trabalho das equipes.

Em fevereiro, a ação ganhará reforço do projeto Cidade Limpa, que percorrerá todos os bairros entre os dias 11 e 19. A iniciativa tem parceria da TV Tem, afiliada da Rede Globo. Só no ano passado, foram coletadas 233 toneladas de materiais. A programação de 2020 está no site www.catanduva.sp.gov.br.

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o serviço de coleta de volumosos não inclui o recolhimento de resíduos da construção civil e material de poda e extração de árvores. A mesma regra valerá para o Cidade Limpa.

O descarte irregular de volumosos pode resultar em multa de R$ 1,5 mil ao infrator. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Ouvidoria Catanduva, disponível para todos os smartphones, ou pelo telefone 0800-772-9152.

Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...