A Prefeitura de Catanduva prepara os cemitérios municipais para o Dia de Finados, celebrado no próximo domingo, 2 de novembro, data em que milhares de pessoas visitam os espaços para prestar homenagens aos entes queridos.
 
A limpeza dos túmulos está autorizada até sexta-feira, dia 31 de outubro. No domingo, 2 de novembro, o horário de funcionamento para visitação será das 6h às 18h. Segundo a Funecat, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo será celebrada uma missa às 8h. Já no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, haverá terço às 7h e missa às 8h.

Melhorias já realizadas
Nos últimos meses, a Prefeitura realizou diversas intervenções nos cemitérios municipais, reforçando o cuidado e a humanização desses espaços.
 
No Cemitério Nossa Senhora de Fátima, na Vila Celso, foi construído um novo refeitório para os funcionários — que antes não dispunham de local adequado para as refeições —, houve a recuperação completa do muro, danificado após fortes chuvas, além de melhorias nas vias internas e o recapeamento da Rua Porto Velho, em frente ao velório.
 
No Cemitério Nossa Senhora do Carmo, também vêm sendo executadas ações de manutenção e reformas estruturais, como pintura externa, pintura das guias internas, sinalização e cuidados com a arborização. 
 
Além disso, desde 2024 a Prefeitura mantém contrato para zeladoria dos cemitérios municipais, com 22 colaboradores dedicados exclusivamente a essa função, somando-se aos servidores públicos municipais para garantir mais eficiência, limpeza e conservação diária dos espaços.


Novas obras com recursos do governo do estado

Em recente visita à região, o governador de São Paulo anunciou o repasse de R$ 10 milhões para Catanduva. Metade do valor será utilizada em obras de recape, e os outros R$ 5 milhões serão destinados à modernização e reestruturação dos dois cemitérios municipais.
 
Entre as novas ações está a construção de um novo velório no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, na Vila Celso. O prédio será erguido do outro lado do atual, na Rua Ourinhos, e contará com salas estruturadas para oferecer mais conforto e acolhimento às famílias. O mesmo cemitério também será ampliado. A Prefeitura adquiriu uma área vizinha por meio de uma parceria que envolveu a cessão de outro terreno municipal ao antigo proprietário. Com isso, o espaço do cemitério será expandido, aumentando a capacidade de acolhimento e a prestação de serviços à comunidade.
 
O atual velório da Vila Celso será reformado e adaptado para abrigar a nova sede administrativa da Funecat (Funerária Municipal), que atualmente funciona na Rua Cuiabá. Já o imóvel da Rua Cuiabá, onde hoje está instalada a Funecat, será reformado para receber um refeitório destinado aos colaboradores do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, além de novas salas de apoio. Nesse mesmo endereço, também está prevista a reforma do velório existente, completando um amplo conjunto de melhorias nos dois cemitérios municipais.
 
É importante destacar que ainda há trâmites burocráticos e etapas administrativas para liberação dos recursos e início das obras. Por enquanto, ainda não há prazo definido, mas todos os processos estão sendo conduzidos para que o investimento se concretize o quanto antes.
 
Fonte: Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...