Descartar corretamente o óleo de cozinha usado é uma atitude simples que faz a diferença para o meio ambiente. Em Catanduva, o programa Óleo do Bem, desenvolvido em parceria entre a SAEC, a Prefeitura de Catanduva e mais de 40 pontos de coleta espalhados pela cidade, incentiva a população a dar o destino adequado ao resíduo.
Além de contribuir para a preservação ambiental, quem participa da campanha também recebe um incentivo: a cada litro de óleo de cozinha usado entregue em um dos pontos de coleta, é fornecida uma barra de sabão ecológico.
O descarte correto evita a contaminação da água e do solo, reduz problemas na rede de esgoto e contribui para uma cidade mais limpa e sustentável.
Os pontos de coleta estão distribuídos em escolas municipais, unidades de saúde, secretarias municipais, instituições de ensino e entidades parceiras, facilitando o acesso da população em diferentes bairros.
📍 Confira os pontos de coleta:
• EMEF Arnaldo Zancaner – Jardim Soto
• EMEF Coronel José Pedro da Motta – Jardim Imperial
• EMEF Armando Prandi – Jardim Soto
• EMEF Graciema Ramos da Silva – Solo Sagrado
• EMEF Octacílio de Oliveira Ramos – Higienópolis
• EMEF Prof. Gastão Silveira – Giordano Mestrinelli
• EMEF Prof. José D'Oliveira Barreto – Jardim Glória
• EMEF Prof. Mário Juliano Pozetti – Júlia Caparroz
• EMEF Prof. Nelson de Macedo Musa – Jardim Alpino
• EMEF Prof. Santos Aguiar – Jardim Amêndola
• EMEF Prof. Waldemar Martins Aydar – Giuseppe Spina
• EMEF Profa. Lázara Antoninha da Silva Milhorança – Jardim Sales
• EMEF Profa. Maria Aparecida Colturato Fernandes – Martani
• EMEF Profa. Darci Helena Delgado Januário – Bom Pastor
• Todas as EMEIs participantes do município
• Fundo Social de Catanduva
• SENAC Catanduva
• Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
• Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura
• USF Dr. João Pio Nogueira de Sá
• USF Dr. José Barrionuevo Rodrigues
• IFSP Catanduva
• Prateleira Solidária – Rua Cubatão, 696 – Jardim Alpino
• Associação Espírita Boa Nova – Rua Vera Cruz, 134 – Parque Iracema
• Creche Irmã Sheila – Rua Pirajuí, 1.227 – Jardim Soto
Para participar, basta armazenar o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET bem fechada e levá-lo até um dos pontos de coleta credenciados.
A iniciativa reforça a importância da participação da comunidade na preservação ambiental, transformando um resíduo que poderia causar impactos ao meio ambiente em um produto reutilizável e incentivando práticas sustentáveis no município.
Fonte: Prefeitura de Catanduva
![]() |


