A VII Semana da Farmácia da Unifipa foi iniciada na noite desta segunda-feira, 22 de setembro, no campus sede, com programação dedicada à atuação do farmacêutico na indústria. O evento, que segue até quinta-feira, 25, é voltado para estudantes de Farmácia, alunos de curso técnico e profissionais da área, oferecendo palestras e minicursos com especialistas renomados.

Abrindo a Semana, a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Ma. Roberta Zancheta Viola, destacou a importância do encontro como espaço de integração entre a formação acadêmica e os desafios do setor farmacêutico.

Na primeira fala a farmacêutica Thaísa Galetti Moreno, formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduada em Gestão Industrial, abordou o tema "Boas práticas para a qualidade e segurança na indústria farmacêutica". Com mais de 10 anos de experiência na área de controle e qualidade e atualmente coordenadora de Garantia da Qualidade na DLA Pharma, Thaísa ressaltou a importância do farmacêutico em todas as etapas de fabricação de medicamentos. "Meu objetivo é mostrar as boas práticas de fabricação e todos os controles que existem na indústria farmacêutica desde o início das etapas produtivas até a certificação final. Tudo isso envolve a atuação do farmacêutico, que além de garantir a qualidade se torna o responsável direto pelo sucesso ou por possíveis riscos que possam ocorrer", destacou.

A segunda palestra foi conduzida por Priscila Sotelo Pião, formada em Farmácia pela Unesp e com MBA em Gestão da Qualidade. Recém-nomeada gerente de produção na DLA Pharma, Priscila apresentou as responsabilidades do profissional no controle e gestão da qualidade na produção farmacêutica. "A ética e responsabilidade o farmacêutico leva desde a faculdade. É fundamental entender que controlar uma produção significa entregar ao paciente um medicamento seguro e eficaz. Nossa rotina envolve ferramentas de controle e o cumprimento rigoroso de normas e documentações exigidas pelos órgãos competentes", explicou.

Encerrando a noite, ambas as palestrantes reforçaram que a base adquirida na faculdade deve ser aliada ao aprendizado contínuo e à capacidade de inovação, sempre com foco em garantir a segurança e a confiança do paciente no tratamento.

A programação da Semana da Farmácia segue com minicursos em áreas como primeiros socorros, hematologia aplicada, manipulação de fórmulas farmacêuticas diferenciadas, semiologia farmacêutica e propriedades fisioquímicas e absorção dos fármacos. O encerramento, na quinta-feira (25), terá a palestra do Dr. Rodolfo Bugaj Simões, membro do Grupo Técnico de Trabalho de Indústria do CRF-SP, que falará sobre "A atuação do farmacêutico no setor industrial". Ainda há vagas disponíveis para participação.

Fotos: Comunicação FPA.

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...