Nesta quinta-feira (30), a Fundação Padre Albino ativou a tenda de triagem pré-hospitalar para atendimento aos pacientes que apresentem sintomas respiratórios. O aumento progressivo dos casos suspeitos ou confirmados para COVID-19 que necessitam de cuidados especializados na Unidade para Respiratórios Agudos (URA), instalada no Hospital Emílio Carlos, elevou o nível de resposta da instituição, seguindo o Plano de Enfrentamento a COVID-19 publicado no início da pandemia. 

            

“Esse equipamento será responsável por realizar o primeiro atendimento a todo paciente que apresentar sintomas respiratórios, realizando a triagem e indicando o tratamento individual adequado a cada caso”, informou o diretor médico do Hospital Padre Albino, Dr. Luís Fernando Colla. De acordo com ele, esse serviço já era realizado dentro da unidade hospitalar, mas, com a evolução dos casos, foi necessário aumentar o espaço destinado a esse tipo de atendimento, garantindo assim a segurança dos pacientes.  

            

A tenda de triagem está equipada com sala de espera, consultórios médicos, baias de repouso individuais, com suporte de oxigênio, sala de emergência totalmente equipada para atendimento e estabilização das urgências, além de equipe multidisciplinar dimensionada e treinada para garantir a assistência adequada aos pacientes. “Os casos graves e que necessitarem de internação serão encaminhados para a unidade hospitalar para continuidade do tratamento”, explicou Dr. Colla. O diretor ressaltou que se trata de estratégia robusta baseada em experiências de enfrentamento a catástrofes internacionalmente visando à ampliação da capacidade de atendimento, garantindo os recursos necessários em espaço amplo e adequado.  

           

Dr. Colla salientou que mais do que nunca as medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos sanitários são de extrema importância. “A ocupação dos serviços de saúde vem aumentando gradativamente, chegando a níveis críticos nas últimas semanas. Somente com a ajuda e conscientização da sociedade conseguiremos aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, garantindo atendimento adequado a todos que forem acometidos pela COVID-19”, alertou. 

             

A unidade funcionará 24 horas por dia nos sete dias por semana e atenderá pacientes SUS referenciados, além dos pacientes conveniados que podem procurar diretamente a unidade em caso de necessidade. O atendimento a gestantes e pediatria continua sendo feito no Hospital Padre Albino. 

 

Fonte: Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...