A depilação a laser é um procedimento estético eficaz para quem quer se livrar dos pelos, além de ser um método seguro e oferecer excelentes resultados. A depilação acontece por meio da energia do laser, que é transmitida em forma de luz e atraída pela melanina do pelo, e possui intensidade suficiente para destruir o folículo piloso em sua fase de crescimento.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quem pode fazer depilação a laser e suas consequências. A biomédica Suellen Lima, gestora da Vialaser, um dos principais players de depilação a laser do Brasil, esclarece os mitos e verdades desse procedimento que tem conquistado cada vez mais o gosto dos brasileiros.

Pele negra não pode fazer depilação a laser

Mito. Mas exige um cuidado especial. De acordo com Suellen, a pele negra passa por uma compactação natural que dificulta a passagem de água entre as células e aumenta a desidratação, trazendo como consequência o aspecto ressecado. Na Vialaser, a aplicação do laser neste tipo de pele é feita de forma que um único disparo concentra os lasers Alexandrite + ND-Yag (este irriga a raíz do pêlo), trazendo resultados mais seguros e duradouros às peles com a melanina mais acentuada.

Estou amamentando e posso fazer depilação a laser

Mito. A depilação a laser não é indicada para a mulher que está em período de amamentação. Apesar de não ter capacidade de alterar nenhum tipo de hormônio ou de trazer riscos para a qualidade do leite materno, o laser não deve ser utilizado pelas lactantes. Gestantes também devem evitar esse procedimento até o nascimento do bebê.

Posso pegar sol durante todo o meu tratamento com depilação a laser

Verdade. Como os intervalos entre as sessões são longos, a pessoa pode pegar sol, ir à praia e fazer exercícios expostas aos raios solares, por exemplo. No entanto, é preciso respeitar os intervalos entre as sessões e evitar ficar exposta ao sol 15 dias antes da sessão e 5 dias após a sessão. Além disso, para o bem-estar da sua saúde, fique exposto ao sol entre 10h e 15h, quando a pele absorve a quantidade ideal de vitamina D.


A depilação a laser só tem eficiência se feita no inverno

Mito. No inverno ficamos menos expostos ao sol, por isso acaba sendo o melhor período para iniciar o tratamento de depilação a laser. Mas nada impede de fazer o procedimento na primavera ou verão, desde que tome os devidos cuidados com a exposição solar. Além disso, no inverno, geralmente, a pele tem a tendência de ficar mais seca, então é fundamental fazer uma hidratação maior para ter mais eficiência no resultado da aplicação do laser.

A depilação a laser não é eficiente em pelos brancos

Verdade. O laser tem sensibilidade à melanina e como o pelo branco não tem nenhuma melanina, então o procedimento acaba não sendo eficiente para eliminá-lo.

Depilação a laser causa câncer

Mito. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que o procedimento é seguro e que não há indícios de vínculo entre o surgimento de câncer ou outras doenças relacionadas à depilação a laser.

Fonte: Oliver Press

Pedreiro é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de três anos em Urupês

Leia mais...

Catanduva tem alta participação dos alunos nas provas do SAEB 2025

Leia mais...

Palestra sobre estética e cuidados com a pele inicia a XI Semana da Biomedicina da UNIFIPA

Leia mais...

AME reforça prevenção ao câncer de mama com ações do Outubro Rosa

Leia mais...

Vereador David Roger convida vereadores e assessores para reunião sobre a LOA 2026

Leia mais...

Banda Maestria do Samba é atração musical no Sesc Catanduva

Leia mais...