Nesta quarta-feira, 19 de novembro, às 19h, o Centro Cultural Sesi São José do Rio Preto apresenta o filme "Topografia de um Desnudo". O longa, com Lima Duarte, Ney Latorraca, Gracindo Júnior, José de Abreu, Nilda Maria e grande elenco,  faz parte da programação do 33º ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos.
 
O filme conta a história de um fato que abalou o início dos anos 1960: a operação mata-mendigos. Esse episódio aconteceu no Rio de Janeiro e culminou com a morte de vários moradores de rua que foram presos, torturados e depois jogados nos rios Guandú e da Guarda. 
 
 
Alguns pesquisadores ligam as torturas a uma espécie de treinamento pelo qual estava passando a própria polícia, já que o fato aconteceu pouco antes do golpe militar. Mas o consenso é de que o fato estava ligado à visita da rainha Elizabeth ao Brasil. A operação mata-mendigos foi um processo de limpeza social.
 
Com o Golpe de 64, os inquéritos são arquivados e o episódio apagado da história do Brasil. Adaptação da obra teatral do chileno Jorge Diaz, baseada em notícias publicadas na imprensa internacional.
 
O filme tem classificação 16 anos e os ingressos são gratuitos. Para reservar, basta acessar o site riopreto.sesisp.org.br e clicar em Meu SESI. O Centro Cultural SESI Rio Preto está localizado na Av. Duque de Caxias, 4656.
 
Fonte: SESI - SP

Cuidar além da doença: paciente vive momento especial durante recuperação no HEC

Leia mais...

Catanduva encerra os Jogos Regionais entre as cinco melhores

Leia mais...

Festival Nacional de Viola reúne milhares de pessoas e consagra novos talentos

Leia mais...

Câncer de cabeça e pescoço deixa sequelas que podem afetar voz e alimentação, entre outras

Leia mais...

Carne está mais barata nos supermercados e maior oferta pode favorecer novas quedas nos próximos meses

Leia mais...

Volta às aulas: escolas podem inscrever estudantes na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Leia mais...