Porta de entrada para o empreendedorismo estruturado e mais seguro no Brasil, as franquias cresceram 15,8% no 1º semestre comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O faturamento nominal entre janeiro e junho subiu de R$ 105,107 bilhões para R$ 121,766 bilhões, com destaque para os segmentos de Saúde, Beleza, Bem-Estar; Alimentação; e Casa e Construção. Ao final do 2º trimestre, o setor totalizou 193.151 operações, 4.273 a mais do que no mesmo período anterior, o que mostra que novos empreendedores continuam a chegar a este mercado.

Para ajudar a preparar estes e outros interessados em abrir seu próprio negócio por meio do franchising, a ABF fará a curadoria de conteúdo da Arena de Franquias da Feira do Empreendedor do Sebrae 2024, que ocorre de 11 a 14 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. Com intensa programação educacional e gratuita, a Arena Franquias terá foco no passo a passo de como abrir uma franquia com segurança e tirar dúvidas diversas.

Um estudo recente ABF/Sebrae apontou, inclusive, quais são as principais demandas e anseios de potenciais franqueados. Eles declararam que um dos principais motivos que os fizeram considerar o setor de franquias para investir é o fato dele apresentar menor risco, pois já há um know-how estabelecido. O estudo revelou, ainda, que os potenciais franqueados estão mais criteriosos. Eles pesquisam mais, visitam e conversam com outros franqueados da rede, dão preferência às marcas que mais crescem e têm mais operações. Além disso, eles consideram na decisão do investimento os seguintes aspectos: retorno financeiro previsto; afinidade com o tipo de negócio; possibilidade de abrir o negócio em sua cidade, e se o modelo se encaixa no seu perfil.

Entre os maiores desafios apontados por esse grupo de potenciais empreendedores para escolha de uma franquia estão: ser assertivo na avaliação do segmento; ter suporte por parte da franqueadora; manter a comunicação com a franqueadora; definir seu público-alvo; ter confiança na franqueadora e ajustar o capital disponível ao negócio almejado.

Não por acaso, a programação preparada pela ABF para a Arena Franquias aborda estes aspectos por meio de 20 palestras com especialistas do setor com os temas: A Lei do Franchising, Conceitos Chaves deste Modelo de Negócio, Entendendo o Contrato de Franquias e Passos na Avaliação de Franquias para Potenciais Investidores.

Para ministrar os conteúdos, a ABF trará um time de peso, incluindo os especialistas Themis Toma (Francap), Anny Araujo (Loungerie), Eleine Bélaváry (Connexion Negócios Sustentáveis), Luis Henrique Stockler (Y! Consultoria/Bob´s), Alexandre Sita (Proselling), Thais D'Artibale (D'Artibale Faria Business Law), Fred Vanitelli (Como Franquear), Eloisa Crivellaro (CNA), Arlan Roque (Cacau Show), Fernanda Areias (FIA), Maria Euma Soares (FIA), entre outros.

"A preparação para quem escolhe abrir um negócio por meio do franchising é uma das chaves para o sucesso. Isso porque o setor traz sim muitas vantagens (modelo de negócio formatado e testado, orientação e treinamento da franqueadora, ganhos de escala e poder de compra, etc.), mas também responsabilidades como a atenção à Lei do Franchising e às diretrizes da franqueadora. Na Arena de Franquias, vamos trazer um bom overview do setor, encurtando este caminho de preparação prévia", afirma Fabiana Estrela, diretora executiva da ABF.

Além da Arena, a ABF oferece muito conteúdo de capacitação online gratuito para quem deseja ingressar no setor. Destaque para o Guia Microfranquias ABF, a ABF Academy e o Portal da Parceria Sebrae ABF.

Serviço

Feira do Empreendedor 2024

Data: 11 a 14 de outubro de 2024

Hora: Das 10h às 20h

Local: São Paulo Expo | Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda - São Paulo - SP

Para saber mais sobre a FE2024, acesse o site oficial da Feira.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.

Fonte: Dfreire

1 em cada 3 homens 45+ afirmaram que nunca fizeram e nem pretendem fazer o exame de toque retal

Leia mais...

Curso de eletricista de distribuição em Catanduva recebe inscrições até domingo

Leia mais...

Direito/Unifipa promove Ciclo de Palestras com foco em direitos humanos e cidadania LGBTQIA+

Leia mais...

AME Catanduva promove palestra sobre prevenção ao câncer de próstata em apoio ao Novembro Azul

Leia mais...

EcoNoroeste prevê fluxo de mais de 464 mil veículos no feriado de 15 de novembro

Leia mais...

"Projeto que proíbe celular na escola não é censura, mas, sim, disciplina", defende deputado favorável à proposta

Leia mais...