Trabalhar durante o dia e estudar a noite ou vice versa são rotinas comuns para muitos jovens atualmente. O cansaço e a grande demanda no trabalho atrapalham, muitas vezes, o desempenho de quem deseja realizar os estudos com qualidade. Quem enfrenta essa rotina se questiona sobre como conciliar o trabalho sem atrapalhar os estudos.
 
A estudante de engenharia química, Debora Regina Cardoso Coelho, 19 anos, é um exemplo dessa realidade. Ela trabalha como jovem aprendiz no Supermercados Mundial. "Essa dupla jornada que enfrento é muito prazerosa e gratificante, mas também muito cansativa. Só sou capaz de gerir tudo tendo disciplina, foco e colocando meus objetivos como prioridade", declara a estudante que afirma não para de sonhar.
 
Na tradicional rede de supermercados carioca, Mundial, há cerca de 450 Jovens Aprendizes se qualificando para o mercado de trabalho. Qualidade, preço, compromisso com o cliente e atendimento são fatores responsáveis pelo sucesso do Mundial no Rio de Janeiro.
 
Cresce jovens que estudam e trabalham
Cresce no Brasil o número de jovens em idade universitária que estudam e trabalham ao mesmo tempo, particularmente entre aqueles que frequentam instituições de ensino privado. Entre os jovens de 19 a 24 anos que estudam, o percentual daqueles que também trabalham subiu de 45,4% em 2016 para 48,3% em 2019, somando 2,6 milhões de estudantes que enfrentavam no ano passado uma dupla jornada, ou 144 mil a mais.
 
No caso dos jovens que estudam em instituições privadas, o percentual daqueles que também trabalham passou de 54,4% a 58,3% no mesmo intervalo de três anos, para um total de 1,7 milhão.
 
Já no ensino público, a quantidade de jovens de 19 a 24 anos que estudam e trabalham é menor do que no ensino privado, tanto em termos percentuais, quanto em números absolutos. Eles eram 35,5% do total de estudantes em 2016, passando a 36,7% em 2019, num total de 924 mil no dado mais recente, segundo levantamento da consultoria IDados. Com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, o estudo compara os terceiros trimestres de cada ano - período que tem o microdado mais recente disponível.
 
Fonte: Agência AMais

Grêmio Catanduvense sofre terceira derrota seguida no Paulista Sub-23 da Segunda Divisão

Leia mais...

Vereador Marcos Crippa propõe moções que destacam excelência da ETEC Elias Nechar e conquistas de Catanduva no JOMI 2026

Leia mais...

Sorriso desalinhado? Vejas 6 problemas que vão além da saúde bucal

Leia mais...

Hospital Padre Albino faz captação múltipla de órgãos de doador que morreu em acidente de carro

Leia mais...

Câmara de Catanduva se torna ponto de arrecadação da Campanha do Agasalho 2026 e reforça mobilização solidária

Leia mais...

Natação de Catanduva conquista pódios nos Jogos Escolares de SP

Leia mais...