Mineral comum na indústria da construção civil, o amianto pode oferecer grande risco à saúde, como por exemplo, câncer de pulmão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele provoca mais de 100 mil mortes por ano.

Partindo disso, o vereador Nelson Tozo (PDT) apresentou requerimento solicitando informações à Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) sobre as tubulações de amianto ainda existentes no município.

Na propositura, Tozo questiona qual a quantidade das redes de tubulação de abastecimento e distribuição de água que ainda são compostas de cimento-amianto, se existe um cronograma para que seja feita a substituição dessas tubulações e se a SAEC cumpre todos os incisos e alíneas do artigo 12 da seção III da portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.

Segundo a lei estadual 12.684/2007, é proibido o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham qualquer tipo de amianto.

“O amianto é conhecido por ser prejudicial à saúde ao ser inalado, podendo causar asbestose, doença pulmonar desenvolvida pela aspiração das fibras do minério e se porventura, o amianto soltar na água, contaminando os alimentos e for ingerido em longo prazo, pode vir a gerar problemas no aparelho digestivo, por isso a extrema necessidade de substituir as tubulações ainda existentes em nossa cidade”, explica o parlamentar.

Foto: Tamires Estruzani

Texto: Comunicação Social

GCM registra novos flagrantes de descarte irregular em Catanduva

Leia mais...

Festival de Judô reúne cerca de 300 atletas em Catanduva

Leia mais...

Natação de Catanduva soma 70 medalhas em competições regionais

Leia mais...

Crianças do Mundo ABA participam de corrida com incentivo da Unimed Catanduva

Leia mais...

Vereadora Taise Braz destaca obra sobre agroecologia e elogia atuação da professora Drª Tatiane Bascon em lançamento literário

Leia mais...

Vereadores de Catanduva aprovam os dois projetos de lei que estavam na Ordem do Dia

Leia mais...