O Plaza Shopping será o palco no dia 19 de outubro, a partir das 17h, do “Desfile Afrorigens”, evento gratuito que vai reunir moda, arte e ativismo para celebrar o afrofuturismo e sua profunda conexão com a ancestralidade.
A realização do projeto é assinada pela artista e ativista Bianca Santos e tem como principal objetivo promover o empoderamento da população negra, destacando a importância da identidade e da expressão artística como ferramentas de transformação.
De acordo com a artista, o “Desfile Afrorigens” tem como norte uma pesquisa inovadora que combina a estética afrofuturista – movimento que une ficção científica, fantasia e elementos da cultura africana – com a ancestralidade, criando uma narrativa visual única. “A curiosidade em entender como essa combinação dentro do tema se desenrolaria e o desejo de descobrir a ancestralidade que nos conecta,” diz Bianca, que vai mostrar essa conexão recontando histórias de quatro mulheres negras, reveladas no evento por meio de testes de ancestralidade.
O afrofuturismo, que começou a ganhar destaque nos anos 90, tem se tornado uma importante plataforma de valorização da cultura negra. Segundo Bianca, “o afrofuturismo me inspira a explorar novas narrativas e imaginar futuros onde a cultura negra é celebrada e valorizada”.
No desfile, que será realizado ao lado do Plaza WorkSpace, elementos como afrocentrismo, protagonismo negro e autoria negra serão aprofundados, traduzindo-se em criações e performances que equilibram o tradicional com o contemporâneo. “O próprio movimento afrofuturista torna esse equilíbrio possível ao combinar a riqueza da arte africana com uma visão futurista”, afirma a idealizadora.
O público pode esperar um espetáculo de moda e arte, com figurinos criados pela estilista Any Teodoro e Vinicios Xavier, inspirados na ancestralidade africana e nas possibilidades futuristas. O desfile contará com a presença das modelos Beta Cunha, Christina Martins e Lila Santiago, que trarão brilho e vida às criações. Além das peças de roupa, o evento terá um bate-papo sobre o tema, conduzido em meio a uma trilha sonora de afrobeat, que ambientará a experiência sensorial e imersiva.
“Espero que o Desfile Afrorigens impacte a comunidade negra de Rio Preto de várias maneiras. Promovendo a identidade cultural, abrindo espaço para novas vozes e gerando conscientização sobre questões sociais e históricas. Além disso, o desfile é uma oportunidade concreta de trabalho e visibilidade para profissionais negras e negros, com um foco especial nas mulheres negras”.
O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio do Plaza Shopping e da DOM Gestão de Arte, com realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto. O evento faz parte de um movimento amplo que busca visibilizar e empoderar a comunidade negra, por meio da arte e da moda. Toda coleção utilizada no desfile ficará disponível para visitação entre os dias 20 e 27 de outubro, no Piso Brasilusa (piso 1), ao lado da Lojas Lívia.
Sobre a artista
Bianca Santos é uma mulher negra, artista e ativista, com uma trajetória pautada pelo anti racismo, feminismo e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Militante do Movimento Negro Unificado (MNU) de São José do Rio Preto e integrante do Coletivo Beta Cunha, Bianca é formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP) e atua como designer, social media e marketing. Entre suas realizações, destaca-se a Noite Preta, festa promovida pelo MNU em 2022 e 2023, que celebra a cultura negra.