A Secretaria de Estado da Saúde divulgou que até o dia 23 de dezembro foram notificados 318.996 casos confirmados de dengue e registrados 284 óbitos decorrentes da doença no ano de 2023 no Estado de São Paulo.

Os números alarmantes de casos confirmados de dengue na cidade de Catanduva têm chamado a atenção das autoridades de saúde e da população local. De janeiro a novembro de 2023 foram registrados 1.126 casos, com o mês de abril apresentando o maior pico, 309 confirmados. O aumento expressivo, com média de 3 casos/dia, levanta preocupação sobre as condições climáticas que propiciam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Para esclarecer essas questões, o Dr. Silvio César Perpétuo Ribeiro, médico especialista em Infectologia da Fundação Padre Albino, explica que o aumento dos casos pode ter relação com circunstâncias ambientais. Ele destacou que o aumento dos casos deve ser atribuído à combinação de calor excessivo e chuvas volumosas, agravada pelo El Niño (fenômeno que explica alterações significativas na distribuição da temperatura) mais intenso neste período. "O verão propicia condições favoráveis para o aumento de casos no Brasil, especialmente devido ao crescimento dos criadouros do mosquito", explicou o especialista.

O aumento da incidência de dengue é preocupante, alerta Dr. Silvio. "A dengue, se não tratada adequadamente com hidratação e repouso, pode evoluir para complicações graves, inclusive óbito. A população deve estar atenta aos sintomas e buscar assistência médica imediatamente", ressaltou.

Para combater a doença e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em conjunto com as campanhas de conscientização nacional, a EMCaa – Equipe Municipal de Combate ao Aedes Aegypti tem intensificado as ações de nebulização em áreas identificadas como focos de infestação. Agentes de endemias estão percorrendo bairros e realizando vistorias em residências para identificar e eliminar possíveis criadouros.

Diante desse cenário, a prevenção torna-se fundamental. Medidas simples são cruciais para evitar a propagação da doença: eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; descartar pneus usados em postos de coleta da prefeitura; retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas; verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; tampar ralos; manter o vaso sanitário sempre desinfetado; identificar sinais de umidade em calhas e lajes; verificar a presença de organismos vivos em água de piscinas ou fontes ornamentais.

Expansão da Dengue do tipo 3

O pesquisador da Fiocruz Felipe Naveca afirmou que o subtipo também chamado de DENV3, que causa sintomas mais graves do que os subtipos 1 e 2, voltou. Fora de circulação há 15 anos, a identificação de casos no Estado de São Paulo serve de alerta e demanda vigilância.

“A linhagem que detectamos do sorotipo 3 não é a mesma que já circulou nas Américas e causou epidemias no Brasil no começo dos anos 2000. Nossos resultados mostraram que houve nova introdução do genótipo III do sorotipo 3 do vírus da dengue nas Américas, proveniente da Ásia. Essa linhagem está circulando na América Central e recentemente também infectou pessoas nos Estados Unidos. Agora, identificamos que chegou ao Brasil”, relatou Naveca.

A cidade de Votuporanga registrou quatro casos do sorotipo 3, identificado em pacientes do sexo feminino com idades de 5, 31, 34 e 46 anos. As contaminações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do município em novembro. O primeiro caso da linhagem também foi confirmado em Rio Preto na primeira semana de dezembro.

Foto: Freepik. 

Fonte: Fundação Padre Albino

Em primeiro discurso na tribuna, vereador Professor Léo reafirma compromisso com a educação, o esporte e a população de Catanduva

Leia mais...

Vereador Marcelo da AVCC usa a tribuna e destaca fé, gratidão e compromisso com o serviço à população

Leia mais...

Vacinação Antirrábica tem nova etapa neste fim de semana em Catanduva

Leia mais...

Festival Nacional de Viola Caipira reunirá artistas de três estados na Festa do Porco 2026

Leia mais...

Catanduva recebe reconhecimento por cadeia produtiva de equipamentos para gastronomia e ventilação

Leia mais...

Dr. Eduardo Nóbrega destina R$ 150 mil ao HPA em visita à Fundação

Leia mais...