Equipe formada por enfermeiras, coordenação e gerência do Hospital Padre Albino esteve, no final da última semana, na Santa Casa de Limeira para visita técnica com o objetivo de conhecer as práticas adotadas pela unidade que levaram à conquista da certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC, selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A comitiva foi recebida pela supervisora das UTIs Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Limeira, Priscila Fernandes, e equipe, que caminharam pelas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Infantil, Maternidade, Pediatria e Banco de Leite Humano do hospital para conhecerem in loco todo o processo na obtenção do selo. “O HPA iniciou os processos internos na busca da certificação IHAC, em 2019. Na ocasião recebemos a coordenadora técnica da Unidade Neonatal da Santa Casa de Limeira durante o Simpósio de Humanização dos hospitais da Fundação Padre Albino para compartilhar as experiências em relação à iniciativa”, disse a coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização da FPA, Maristela Neves, explicando que a Santa Casa possui a certificação há 20 anos e, sendo assim, “toda a experiência em relação às boas práticas assistenciais foi observada pela equipe que busca a certificação no Hospital Padre Albino e que, partir de agora, o próximo passo é alinhar os planos de ações vigentes e dar sequência ao processo de certificação”.

A área Materno Infantil do Hospital Padre Albino, com apoio do Centro Integrado de Humanização e Gerência da Qualidade, está à frente do processo de obtenção deste selo. Para ser ‘Amigo da Criança’ o hospital interessado deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e a permanência deles junto ao recém-nascido internado durante 24 horas, além de cumprir o que rege Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Além de Maristela fizeram parte da comitiva a enfermeira coordenadora da Maternidade do HPA, Aline Cristina de Poli; enfermeira coordenadora das UTIs Neonatal e Infantil, Camila Redigolo Raymundo Bahillo; a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, Rosevania Colturato, e a gerente da Qualidade Fundação Padre Albino, Adriani Izabel de Souza Moraes.

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Em primeiro discurso na tribuna, vereador Professor Léo reafirma compromisso com a educação, o esporte e a população de Catanduva

Leia mais...

Vereador Marcelo da AVCC usa a tribuna e destaca fé, gratidão e compromisso com o serviço à população

Leia mais...

Vacinação Antirrábica tem nova etapa neste fim de semana em Catanduva

Leia mais...

Festival Nacional de Viola Caipira reunirá artistas de três estados na Festa do Porco 2026

Leia mais...

Catanduva recebe reconhecimento por cadeia produtiva de equipamentos para gastronomia e ventilação

Leia mais...

Dr. Eduardo Nóbrega destina R$ 150 mil ao HPA em visita à Fundação

Leia mais...