Celebrado em 13 de abril, o Dia do Beijo é mais do que uma data romântica: é também uma oportunidade para lembrar da importância da saúde bucal. Isso porque, além dos sentimentos de prazer e afeto que o beijo proporciona, a troca de saliva pode transmitir doenças e ser comprometida por problemas como o mau hálito e infecções orais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Medicina Oral, um beijo de 10 segundos pode transferir até 80 milhões de bactérias. Embora muitas dessas bactérias sejam inofensivas ou até benéficas, a má higiene bucal pode favorecer a proliferação de microrganismos causadores de doenças como cáries, gengivite, periodontite, herpes, candidíase, sífilis e até mononucleose.

Segundo Dr. Elcio Caldas, dentista da Oral Sin, maior rede de implantes dentários do país, o mau hálito ainda é um dos principais "vilões" dos beijos. "O mau hálito pode ter diversas causas, desde má higiene bucal até problemas sistêmicos como sinusite, diabetes ou distúrbios gástricos. No entanto, na maioria dos casos, ele está relacionado ao acúmulo de placa bacteriana, à falta de escovação da língua e à presença de doenças bucais, como cáries e gengivite", explica a especialista.

Além do hálito desagradável, a presença de aftas, lesões de herpes e até dores na boca podem limitar a experiência do beijo. Para quem quer celebrar a data sem preocupações, o Dr Caldas traz orientações simples e eficazes:

"Evite alimentos com odores fortes, como alho, cebola, couve-flor e pimentão, especialmente se pretende beijar alguém em breve. A higiene bucal completa, com escovação correta dos dentes e da língua, uso de fio dental e enxaguante bucal, deve ser feita ao menos três vezes ao dia, além da ingestão regular de água, que ajuda a manter a boca hidratada e limpa", orienta.

Manter uma alimentação equilibrada, com pouca ingestão de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gordura, também contribui para a saúde da boca e do organismo como um todo. E vale lembrar que o beijo também traz benefícios: durante a ação, o cérebro libera neurotransmissores como dopamina, serotonina e ocitocina — substâncias que estimulam sentimentos de prazer, bem-estar e vínculo emocional.

Sobre a Oral Sin 

Fundada em 2004, em Arapongas, Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do país e, desde 2009 atua no segmento de franquias. Presente em todo o país, é pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia. Além dos implantes, também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental, ortodontia, toxina botulínica e enxerto ósseo.

Atendimento odontológico humanizado e de excelência, acolhimento, respeito, carinho e flexibilidade no pagamento – que promove o melhor custo-benefício do mercado – estão entre seus pilares.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

 

 

Catanduva Rodeio Show 2026 é lançado com rodeio profissional e grandes shows em setembro

Leia mais...

Do bacamarte ao coco de roda: Nordeste leva 19 grupos de oito estados ao 62º FEFOL

Leia mais...

Catanduva realiza neste domingo o “Dia D” para remoção de cabos irregulares

Leia mais...

Colégio Catanduva e UNIFIPA promovem projeto sobre legado de Padre Albino para alunos do Fundamental

Leia mais...

Alunos do JEA/Senar fazem visita solidária ao Recanto Monsenhor Albino

Leia mais...

Câmara Municipal homenageia Fundação Padre Albino pelos 100 anos em sessão solene

Leia mais...