Apesar dos avanços na odontologia e da popularização dos implantes dentários no Brasil, ainda persistem muitos mitos sobre o procedimento. Entre os mais comuns estão dúvidas relacionadas à dor, à duração do tratamento, à idade do paciente e à viabilidade para quem possui condições como diabetes e hipertensão.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO), cerca de 58% dos brasileiros têm medo de realizar procedimentos odontológicos, sendo a dor o fator mais citado. No entanto, no caso do implante dentário, o avanço das técnicas e dos materiais permite uma experiência mais tranquila e segura para o paciente. O estudo também aponta que mais de 2 milhões de implantes são realizados por ano no Brasil, e o índice de sucesso do tratamento gira em torno de 98%, o que demonstra a eficácia do procedimento quando realizado por profissionais capacitados.

"A odontologia vive uma revolução tecnológica. Temos recursos que tornam o processo mais rápido, previsível e eficiente. Além disso, os implantes dentários, quando bem instalados e cuidados, podem durar por toda a vida", afirma Paulo Augusto Yanase, dentista da Oral Sin, maior rede de clínicas de implantes dentários do Brasil. Para esclarecer o assunto, o dentista destaca os principais equívocos e as verdades por trás do tratamento.

Mito 1: implante dói
Essa é uma das principais crenças equivocadas. Com anestesia local e um pré-operatório bem conduzido, o procedimento é quase indolor. O desconforto no pós-operatório é baixo e geralmente leve. "A maioria dos nossos pacientes relata que o desconforto é menor do que esperavam. Quando há dor, ela costuma ser controlada com analgésicos simples. Hoje, com os recursos disponíveis, o tratamento se tornou muito mais confortável", afirma o especialista.

Mito 2: Quem tem diabetes ou pressão alta não pode fazer implante
Outro mito comum. Pessoas com doenças crônicas como diabetes ou hipertensão podem sim realizar o procedimento, desde que estejam com a saúde controlada. O acompanhamento médico é essencial para garantir a segurança do tratamento. Ter uma condição crônica não é uma contraindicação. O importante é garantir que o paciente esteja com a saúde estabilizada e seguindo corretamente suas medicações, explica Yanase.

Mito 3: Idosos não podem fazer implantes
A idade também não é um impeditivo. O que importa é o estado geral de saúde do paciente.

"Temos pacientes com mais de 80 anos que realizam implantes com sucesso. O mais importante é avaliar cada caso individualmente, com exames e planejamento personalizado", reforça.

Mito 4: Implante causa mau hálito
Se bem higienizado, o implante não causa mau hálito. O cuidado com a higiene bucal deve ser o mesmo que com os dentes naturais, com escovação correta e uso do fio dental.

Mito 5: A recuperação do implante é um processo demorado
O tempo de recuperação depende da complexidade do caso e do tipo de implante utilizado, podendo variar de um a sete dias. Com a tecnologia atual, é possível realizar planejamentos digitais, cirurgias guiadas e técnicas menos invasivas, o que reduz significativamente o tempo do procedimento e melhora os resultados.

Sobre a Oral Sin 

Fundada em 2004, em Arapongas, Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do país e, desde 2009 atua no segmento de franquias. Presente em todo o país, é pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia. Além dos implantes, também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental, ortodontia, toxina botulínica e enxerto ósseo.

Atendimento odontológico humanizado e de excelência, acolhimento, respeito, carinho e flexibilidade no pagamento – que promove o melhor custo-benefício do mercado – estão entre seus pilares.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Cientista da Famerp recebe reconhecimento internacional e figura entre os cientistas brasileiros mais influentes

Leia mais...

Motorista é Socorrido em Estado Grave Após Capotamento em Rodovia de Catanduva

Leia mais...

Olímpia é finalista nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes

Leia mais...

Vereador Manoel Gol de Ouro representou o Legislativo em evento da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Leia mais...

Catanduva será sede da 1ª Feira Regional de Turismo do interior paulista

Leia mais...

De olho na meteorologia, Energisa alinha estratégias para atuação das equipes em mais um fim de semana chuvoso

Leia mais...