As Equipes da Atenção Primária a Saúde, Núcleo Técnico e Administrativo e UPA-Catanduva, sob gestão da O.S.S. Hospital Mahatma Gandhi, estiveram presentes no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo COSEMS/SP, encerrado na sexta-feira, 11 de abril de 2025, em Santos-SP, com a cerimônia de premiação da 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.

Neste ano, a Mostra atingiu recorde histórico de participação, com 2.141 trabalhos inscritos. Do total, 2.121 experiências foram apresentadas por municípios paulistas e 20 por instituições e parceiros de outras esferas. As inscrições envolveram 148 municípios do Estado de São Paulo, consolidando a Mostra como um dos pilares do Congresso.

A cerimônia premiou iniciativas inovadoras que contribuíram para o fortalecimento do SUS nos municípios, reconhecendo 15 experiências transformadoras com o 14º Prêmio David Capistrano e destacando outras 15 com Menções Honrosas, em reconhecimento à sua relevância na melhoria da saúde. Além disso, 43 trabalhos foram credenciados, incluindo os premiados, para representar o Estado na Mostra Nacional de Experiências Exitosas do CONASEMS, que acontecerá em junho.

O município de Catanduva inseriu um total de 17 experiências exitosas, trabalhos estes desenvolvidos no âmbito municipal, destacando o compromisso com a inovação e a melhoria dos serviços de saúde. Dentre essas experiências, duas foram premiadas durante o evento, sendo elas:

Prêmio David Capistrano: "Uma imagem vale mais que mil palavras: estratégias para pacientes analfabetos" – iniciativa que evidencia a sensibilidade e a criatividade na comunicação em saúde, promovendo o cuidado inclusivo e acessível.

Mostra Nacional do CONASEMS (experiência exitosa): "TRANSformando Saúde – Criação de um ambulatório LGBTQIAPN+ no interior de São Paulo" – ação que reafirma o compromisso do município com a equidade e o respeito à diversidade no atendimento à população.

Esses reconhecimentos reforçam o protagonismo de Catanduva-SP na construção de práticas inovadoras e humanizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretária Municipal de Saúde de Catanduva em parceria com o Hospital Mahatma Gandhi. Os trabalhos selecionados serão agora apresentados no 38º Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS em Junho na capital Belo Horizonte.

Fonte: Hospital Mahatma Gandhi

Câmara de Catanduva debate projetos sobre segurança nas escolas e combate ao feminicídio na sessão da próxima terça-feira, dia 5 de maio

Leia mais...

Segunda edição do Programa Jovem Produtivo vai capacitar atiradores do Tiro de Guerra

Leia mais...

Evento com presidente da OAB-São Paulo na Unifipa destaca impacto da IA na prática jurídica

Leia mais...

Hackathon Ambiental abre inscrições para estudantes do ensino superior em Catanduva

Leia mais...

Vereador Manoel Gol de Ouro prestigiou a abertura do 8ª Etapa da Liga do Enxadrista realizada em Catanduva; vereador e enxadrista Gleison Begalli disputou a competição

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva convoca 48 professores aprovados em Concurso Público

Leia mais...