Ir ao supermercado, em uma festividade, um jantar em família e sentir ansiedade, medo ou a preocupação de que algo ruim vai acontecer pode ser os primeiros sinais da fobia social. Os sintomas ainda abrangem constrangimento, sentimento de humilhação ou um forte receio de estar ofendendo alguém. Quem sofre com esse distúrbio tem a tendência de manter relações de interação distantes.

As causas estão ligadas a experiência anterior traumatizante em público, antecedentes familiares, maus-tratos na infância, falta de habilidades sociais, medos, xingamento e rejeição na frente de outras pessoas e ainda mudança do ambiente profissional, domiciliar ou escolar. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Márcia Karine Monteiro, é necessário um trabalho de recuperação da autoestima e da autoconfiança de quem passa por isso.

"Antes de interagir socialmente, é preciso trabalhar alguns pontos internamente. E isso só é possível dentro da psicoterapia. Quem procurar por esse tratamento, aos poucos, volta a interagir e frequentar mais ambientes sociais. Vale ressaltar que, em alguns casos, também é indicado o uso de fármacos. Vai depender da avaliação de um psiquiatra, mas cada caso é único", explica.

Entre os principais sintomas estão a sensação de falta de ar, a dificuldade de falar, a tontura, a náusea, a sudorese, as palpitações e os tremores. "Tudo isso quando a pessoa está em um ambiente com outras pessoas. Para evitar sentir esses sintomas novamente, o indivíduo começa a evitar ambientes e situações em que existem muitas pessoas", comenta.

Em alguns casos mais graves, a pessoa pode apresentar quadros de choro acompanhados de episódios de raiva ou paralisia. "Por isso, se alguém identificou que sofre com a fobia social, por ter as mesmas percepções, deve buscar ajuda de um psicólogo para ter mais saúde mental e começar a ter uma vida com maior qualidade. Focar em si mesmo, viver as experiências, acreditar no próprio potencial são pilares importantes", finaliza.

Fonte: Imprensa - UNINASSAU 

Saiba mais sobre as propriedades nutrici…

05-01-2023 Hits:545 Saúde Fabio

Rica em cálcio, o alimento ajuda na formação e manutenção óssea e ainda ajuda na prevenção do envelhecimento precoce