Os medicamentos possuem princípios ativos, responsáveis pelo efeito no organismo, e substâncias adicionais para manter a composição. Portanto, é ideal guardá-los em locais adequados para não sofrerem alterações na sua composição nem estragarem antes da validade. Camila Gomes, farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, explica os cuidados necessários que todos devem ter com eles.

"O principal é armazená-los em locais que não recebem raios solares, como armários fechados. Esse é o ambiente mais adequado porque muitos medicamentos são sensíveis à luz e ao calor, sendo conservados abaixo dos 30°C. A umidade é outro fator que deve ser considerado. Porém, também há os medicamentos que precisam ficar na geladeira, como a insulina. Grande parte das instruções estão presentes na bula", explica.

Camila reforça a necessidade de higienizar o local de armazenamento. "O procedimento correto é retirar todos os medicamentos para evitar que eles tenham contato com os produtos de limpeza. Em seguida, limpar qualquer tipo de poeira, sujeira ou mofo".

No momento de guardar os medicamentos, permaneça com a embalagem. Ela traz informações sobre o lote, a validade e o fabricante, que podem ser necessárias em algum momento. No caso de o produto ter vencido, não é recomendado ingeri-lo, pois é perigoso para a saúde e talvez nem tenha o efeito esperado. Para o descarte correto, ele deve ser levado para uma farmácia. Jogá-lo na pia ou no lixo comum trará prejuízos para o meio ambiente e para a sua saúde.

"A última dica é mantê-los fora do alcance de crianças, animais de estimação e pessoas que apresentem transtorno mental. Os idosos também devem receber uma atenção especial", finaliza a farmacêutica.

Fonte: Imprensa - UNINASSAU

Câmara aprova Moção de Congratulações em homenagem ao servidor público Antonio Pirotta

Leia mais...

Não é só gripe: frio pode aumentar em até 30% o risco de infarto

Leia mais...

Ecoférias no Zoo retorna em julho com brincadeiras antigas e contato com a natureza em Catanduva

Leia mais...

Pediatria do Hospital Padre Albino promove festa junina para as crianças internadas

Leia mais...

Câmara Municipal homenageia Fundação Padre Albino pelos 100 anos nesta quinta-feira, dia 25

Leia mais...

Vereadores aprovam dois documentos em sessão ordinária da Câmara de Catanduva realizada nesta terça-feira, 23 de junho

Leia mais...