Como usar tinta epóxi? Afinal, ela é um coringa na reforma de qualquer casa. Além disso, é super utilizada por quem faz trabalhos DIY por conta da facilidade de aplicação. Ela caiu no gosto de quem faz DIY porque cobre diversos tipos de superfície em poucas demãos e conta com alta resistência à abrasão.

Dessa forma, a epóxi é o tipo de tinta ideal para pintar paredes, azulejos, banheiros, chapas de ferro, aço, cozinhas, madeiras e mais uma série de revestimentos.

Se você quer saber como usar tinta epóxi para dar nova cara a algo que precisa de uma repaginada em casa, confira aqui tudo que precisa saber!

O que é tinta epóxi?

A tinta epóxi é uma tinta industrial à base de um material de mesmo nome. Ela é amplamente utilizado na construção civil e é responsável por dar acabamento a pisos de garagens, quadras poliesportivas, salas de cirurgia e clínicas hospitalares.

Entretanto, por conta de sua resistência e facilidade de uso, a tinta epóxi pode ser comprada em diversas cores e acabamentos. Apesar de alguns fabricantes só a disponibilizarem no acabamento acetinado, ela também pode ser adquirida em tons foscos e brilhantes. 

Quanto a tinta epóxi rende?

Uma lata de 900 ml de epóxi rende a pintura de até 15 m², porém o acabamento ideal é feito com pelo menos duas demãos. Caso a superfície em questão seja lisa, você consegue fazê-la render um pouco mais. 

Benefícios de usar tinta epóxi

O maior benefício de usar esse tipo de tinta é sua facilidade. Afinal, grande parte delas já vêm pronta para uso. As que não vem só precisam do acréscimo de 10% de água.

Por esse motivo, ela é uma das mais utilizadas por quem faz reformas por conta própria. Porém, é preciso se atentar às instruções de uso do fabricante para garantir maior qualidade de cobertura e rendimento. 

Como usar tinta epóxi?

Se você quer saber como usar tinta epóxi e realizar uma boa pintura, precisa se atentar a alguns procedimentos que você deve tomar para não prejudicar o acabamento. Confira quais são elas:

1. Utilize as ferramentas certas

Se você não utilizar os materiais certos para realizar a pintura, o acabamento ficará deixando a desejar. Dito isso, caso opte pelo processo de pintura manual, utilize pincel e/ou rolo de lã de carneiro para pintar a superfície em questão.

Além dela, a lã sintética baixa também é um material que garante boa cobertura. Se preferir agilizar o processo, utilize pistola de tinta ou compressor, mas com cuidado para não deixar a superfície com deformidades.

Lave toda a cerâmica com água e detergente para remover graxa e gordura. Se houver limo e mofo aplique água sanitária para a completa retirada do mofo. Secar totalmente a superfície. Para eliminar o brilho use lixa nº 360 ou 400.

2. Prepare a superfície corretamente

A superfície a ser pintada com tinta epóxi precisa estar limpa, seca e fosca. Se houver resquícios de poeira, gordura, sabão ou mofo a tinta não irá fixar.

Por isso, é preciso preparar a superfície em questão limpando com detergente neutro diluído em água e, logo após, passar a lixa 360 ou 400. Depois disso, remova todo o pó gerado pelo lixamento com pano seco e limpo.

Após esses procedimentos, basta seguir os outros passos para pintura que mostramos neste post. Além disso, em nossa página do Pinterest você pode conferir algumas inspirações de ambientes que foram pintados com tinta epóxi.

Fonte: Lauanda Gomes

 

Catanduva FC fica no empate com a Francana

Leia mais...

Dupla de Páscoa inicia vendas nesta segunda-feira (17)

Leia mais...

Eleitor que deixou de votar em 3 turnos consecutivos pode ter o título cancelado; saiba como regularizar a situação

Leia mais...

Mieloma múltiplo: dor óssea é um dos principais sintomas desse tipo de câncer

Leia mais...

Produtivismo e imediatismo da academia confundem o público

Leia mais...

Quando o governante "se acha"

Leia mais...