Este ano, a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, Sesc Mesa Brasil, completa 30 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Todos os dias, o programa coleta alimentos em empresas doadoras e os entrega a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para celebrar os resultados obtidos em três décadas e convidar o público a participar da ação contra a fome, o Sesc São Paulo - local em que o programa iniciou, em 1994 – realiza o Festival Sesc Mesa Brasil. Nos dias 10 e 11 de agosto, as unidades da capital, interior e litoral terão mais de 80 apresentações artísticas gratuitas, para adultos e crianças, além de abrir seus espaços para receber doações de alimentos não perecíveis.
No Sesc Rio Preto, são duas décadas de implantação do programa completadas em 2024. Durante o festival, o público poderá assistir na unidade no dia 11, domingo, duas atrações gratuitas integrantes da ação, uma de dança e outra de música. O espetáculo "Brincando com a dança", com a Cia. Meu Corpo, Meu Brinquedo, será apresentado às 16h, no ginásio. O trabalho é um jogo de improvisação, onde corpo e movimento são experienciados de forma lúdica por toda a família. Já o show de Cléber Gonzaga, filho do sanfoneiro Lalá Gonzaga e primo de Luiz Gonzaga, às 17h, na Comedoria, traz o forró autêntico, com alegria e carisma, seguindo as tradições de Gonzagão. A participação é gratuita para ambas as atividades e, para participar da campanha que celebra os 30 anos do Sesc Mesa Brasil, sugere-se a doação de alimentos não perecíveis no dia da atividade.
"As ações que marcam esses 30 anos de atuação do programa Sesc Mesa Brasil são uma oportunidade de reforçar, junto à população, a importância de iniciativas que promovam o direito humano à alimentação adequada", afirma Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo.
 
Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis
O Festival Sesc Mesa Brasil também marca o início da campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc. Em pontos de coleta nas unidades de todo o estado de São Paulo, o público poderá doar. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.  
O objetivo é mobilizar as pessoas a conhecerem e contribuírem ao trabalho sólido que o Sesc, instituição mantida pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, desenvolve junto das empresas doadoras e que conta com reconhecimento nacional e internacional, tendo sido certificado como parceiro do programa Fome Zero, criado pelo Governo Federal Brasileiro, logo em seu início no ano de 2003.
 
 
Programação completa em sescsp.org.br/festivalsescmesabrasil 
 
Serviço
Festival Sesc Mesa Brasil
Dias 10 e 11 de agosto.
Grátis - distribuição de ingressos online partir do dia 8, quinta, às 17h, para atividades capacidade limitada.
 
A doação de alimentos não perecíveis pode ser realizada nas unidades do Sesc São Paulo.
 
Programação dos 30 anos do programa Sesc Mesa Brasil
Trinta anos após sua criação, o programa Sesc Mesa Brasil se mantém necessário, especialmente com o Brasil de volta ao Mapa da Fome, ocupando o 63º lugar e um percentual de 15,5% da população (33,1 milhões de pessoas) em insegurança alimentar grave – segundo o II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), apoiado pelo Sesc São Paulo. A iniciativa evita o desperdício e fortalece a responsabilidade social nas empresas que doam, e permite a manutenção de vários projetos parceiros. Mais de 1.200 instituições sociais estão cadastradas e recebem as doações do programa, em 102 cidades no estado. Somente em 2023, quase 6 mil toneladas de alimentos foram distribuídas.
Diante dessa realidade, a partir de agosto, o Sesc São Paulo promove uma série de ações gratuitas que marcam os 30 anos do Sesc Mesa Brasil, para chamar a atenção e promover a reflexão sobre a fome e desperdício de alimentos, com destaque para o Festival Sesc Mesa Brasil e para Seminário Internacional Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil, realizado no dia 6 de agosto, no Sesc Belenzinho, resultado da parceria do Sesc com The Global FoodBanking Network (GFN), com a participação da Harvard Law School.
O público terá acesso também, nos meses de agosto e setembro, a cursos, oficinas e bate-papos gratuitos que, até então, eram voltados apenas às instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil e empresas doadoras. São ações educativas que tratam da importância da alimentação adequada e saudável; boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos; além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos. Essas ações acontecem na capital e Grande São Paulo, nas unidades Campo Limpo, Carmo, Itaquera, Interlagos, Ipiranga, Mogi das Cruzes, Osasco e Santo André; e, no interior e litoral, nas unidades Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. 
 
Programação completa em sescsp.org.br/sescmesabrasil30anos
 
Sobre o Sesc Mesa Brasil
Fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todos, o Sesc Mesa Brasil une empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias com o objetivo de minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício.
O programa é formado por duas ações: a primeira, denominada Colheita Urbana, estabelece a conexão entre empresas doadoras de alimentos que perderam o valor comercial, mas que estão próprios para o consumo, e instituições sociais que os utilizam para complementar as refeições servidas às pessoas por elas assistidas, além de atender famílias em situação de insegurança alimentar. A segunda é de caráter educativo e promove cursos e oficinas voltados a instituições sociais beneficiadas e empresas doadoras, com o propósito de sensibilizar e orientar sobre a importância da alimentação adequada e saudável, boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo com a qualidade das refeições servidas nesses espaços.
Em São Paulo, o programa conta com o Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil - CECAM, espaço que tem por objetivo captar e armazenar grandes quantidades de doações vindas de distribuidores e produtores de legumes, verduras e frutas, além dos itens provenientes do comércio e da indústria.
 
Histórico do programa
Em 1994, o Sesc São Paulo deu início às pesquisas que levariam à criação de seu próprio programa de combate à fome, o Mesa São Paulo. No mesmo ano, é instalado o Cozinha Central do Mesa São Paulo no Sesc Carmo. A unidade na região central da capital paulista enviava refeições preparadas para as instituições beneficiadas. No ano anterior, uma das iniciativas que lançou luz sobre a causa foi a campanha da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O Sesc apoiou várias atividades da campanha.
Em 1997, o programa do Sesc implementou o sistema de Colheita Urbana, em que todos os dias, pela manhã, os caminhões do programa dirigem-se a empresas doadoras e coletam alimentos que seriam desperdiçados, mas estão em condições adequadas para consumo. No mesmo dia, distribuem os itens a instituições sociais cadastradas. A partir dali outros estados do país começaram a adotar o modelo. Em 2003, já com atuação nos 26 estados e no Distrito Federal, o programa recebeu o nome de Mesa Brasil Sesc e, mais recentemente, passou a ser conhecido como Sesc Mesa Brasil.
Em 2013, passa a ser reconhecimento pelo The Global FoodBanking Network (GFN), organização sem fins lucrativos comprometida com a criação e fortalecimento de bancos de alimentos em todo o mundo, como ação eficiente no combate à fome e ao desperdício.
E, em 2015, é criado o CECAM - Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil, em São Paulo, espaço destinado a captar, armazenar e distribuir grandes volumes de alimentos. 
 
Saiba mais sobre o programa em sescmesabrasil.sescsp.org.br
 
Sobre o Sesc São Paulo
Com mais de 77 anos de atuação, o Sesc - Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 42 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações para promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, além de toda a sociedade. Mantido por empresas do setor, o Sesc é uma entidade privada que atende cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.
Saiba mais em sescsp.org.br
 
Festival Sesc Mesa Brasil – Programação Sesc Rio Preto
 
DIA 11/8 – DOMINGO
 
CRIANÇAS | DANÇA
Espetáculo - BRINCANDO COM A DANÇA
Com Cia. Meu Corpo, Meu Brinquedo. Dir.: coletiva.
Um jogo de improvisação onde corpo e movimento são experienciados de forma lúdica por toda a família. Acreditando que a dança é uma grande brincadeira, a proposta é brincar com o corpo vivendo suas possibilidades e todo o seu potencial de movimento com propostas que abarcam todos corpos de todas as idades
Dia 11, domingo, 16h.
Ginásio. Grátis. Autoclassificação livre. Lugares limitados.
"Esta programação integra o Festival Sesc Mesa Brasil. A participação é gratuita. Para participar da campanha que celebra os 30 anos do programa, sugerimos doar alimentos não perecíveis no dia da atividade como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício."
 
MÚSICA
Show – CLÉBER GONZAGA
Cléber Gonzaga, filho do sanfoneiro Lalá Gonzaga e primo de Luiz Gonzaga, cresceu no forró pé de serra. Aos 7 anos, já mostrava talento ao tocar no lugar do pai. Batizado por Lalá Gonzaga, Cleber perpetua o forró autêntico, levando alegria e carisma por onde passa, seguindo as tradições de Luiz Gonzaga.
Dia 11, domingo, 17h.
Comedoria. Grátis. Autoclassificação livre. Lugares limitados.
"Esta programação integra o Festival Sesc Mesa Brasil. A participação é gratuita. Para participar da campanha que celebra os 30 anos do programa, sugerimos doar alimentos não perecíveis no dia da atividade como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício."
 
 
Sesc Rio Preto    
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 
Informações: (17) 3216-9300    
sescsp.org.br    
Facebook e Instagram: /sescriopreto 
YouTube: /sescriopreto   
Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h  
 
Informações à imprensa:
Agência Pauta Social
Adriana Silva - (11) 98264-2364
Fernanda Barbosa - (11) 97190-6642
 
Fonte: Sesc Rio Preto 

Prefeitura de Catanduva executa Serviço de Apreensão de Animais

Leia mais...

Trabalho de alunos da FAMECA é reconhecido em Congresso de Clínica Médica

Leia mais...

Profissionais da FPA e Unifipa são convidados para simpósio regional sobre tratamento de feridas

Leia mais...

COFCO International anuncia segunda venda de soja livre de desmatamento e conversão do Brasil para a China

Leia mais...

Usina Estiva adere ao programa da Copersucar para desenvolvimento de futuras lideranças

Leia mais...

CerradinhoBio realiza Feira de Tecnologia Agrícola e reforça cultura de integração e inovação

Leia mais...