A Companhia Azul Celeste segue com a programação de seus 35 anos com um ensaio aberto do curta-metragem O Ventre do Traviarcado, filme de Gaia do Brasil, de São José do Rio Preto, neste sábado (17/8), às 20h, em sua sede.
Promovido como parte das comemorações dos 35 anos da Companhia Azul Celeste, este Ciclo é uma iniciativa apoiada pelo Edital Retomada - Ações Continuadas - Apoio a Coletivos, da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal. "O teatro se relaciona com diversos segmentos artísticos, pois utiliza destes elementos na composição de suas obras. Ter uma obra audiovisual em nossa programação é caminhar rumo à abertura de intersecções artísticas", destaca o diretor da Companhia Azul Celeste, Jorge Vermelho.
Este trabalho resgata histórias da comunidade trans e travesti entre os anos 1970 e 1990, sob o olhar de um grupo de artistas também trans e travestis. Na fronteira das linguagens da dança, performance e artes visuais, as artistas revisitam fatos históricos, como a eclosão da epidemia de HIV, a operação Tarântula (que varreu as ruas da capital paulista em 1987 em perseguição a travestis) e rememoram figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.
De igual modo, recuperam os modos de organização familiar criados em reação ao desamparo da rejeição em suas famílias biológicas – uma prática que sobrevive, cinco décadas mais tarde, em famílias formadas por travestis para suporte afetivo, sustento e sobrevivência, além de proteção para exercer a prostituição, profissão que poderia ser a única disponível em uma sociedade cujo comportamento se revela transfóbico em público e hipócrita na intimidade.
Desse modo, as dinâmicas de agrupamento, colaboração e reconhecimento são acionadas para opor-se à condições hostis e insalubres de sobrevivência, que, embora persistam, hoje são fissuradas por projetos como este, que não somente fazem do "traviarcado" um tema, mas o apresentam pela perspectiva de quem o vivencia.
A entrada é gratuita e a classificação é 18 anos. Para mais informações sobre as ações da Companhia Azul Celeste é só acessar www.companhiaazulceleste.com.br e seguir o perfil @companhiaazulceleste.
FICHA TÉCNICA - O VENTRE DO TRAVIARCADO
Roteiro e Direção Geral: Maria Clara Ferré (Gaia Do Brasil)
Produção de Set: Azulla
Cinegrafia: Produtora Dorce
Direção de Fotografia: João Pedro Dorce
Operação de Câmera B: Yuithy
Direção de Trilha: Lissa Uriel
Artista de Foley: Gabriel Portela
Pós Produção de Som, Mix e Master: Produtora Portal Áudio
Fotografia Still: Belchior Gonçalves
Video Maker Making Of: Israel Neto
Cenografia: Jorge Filho
Visagismo: Gaia Do Brasil
Maquiagem: João Vitor
Maquiagem Fx: João Pedro Dorce
Designer Gráfico e Criativo: Alexia Costa (Creative Design)
Elenco Protagonista: Christina Martins; Agatha Renard; Stella She
Participação Especial: Beta Cunha; Fabiano Amigucci; Jorge Vermelho; Loren Lourenço; Lana Profunda; Wilma; Will Gabriel; Rogério Prado; André Basta; Tauane Santo Forte
Elenco De Apoio: Murilo Gussi; Deivi Miranda; David Balt; Joanna Blac; Fabiano Junior; Lissa Uriel; Nimsay Sarckis; Thiago Camolesi; Lice Camargo; Alexandre Felipe; Cairo do Mato
Catering: Yara Ferré Buffet, Victor Lanches
Locações: Sede Cênica, Black House Club, Studio Produtora Dorce
Músicas de Trilha: Getúlio Abelha ("Perigo"), Lissa Uriel ("Bloom"), Magia Negra ("Deixa")
*Serviço:*
17 de agosto, sábado, 20h.
Sede da Companhia Azul Celeste
Alameda Norte – 383 – Jardim Primavera – São José do Rio Preto/SP
Entrada gratuita
Auto Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade de público: 40 pessoas
Informações: Telefone e Whatsapp – (17) 3064-8916
Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia