Mais de 100 enxadristas estiveram presentes no 6º Torneio de Xadrez da Vila Engrácia e Campeonato Catanduvense de Xadrez, competição realizada no último dia 26 de outubro, em Catanduva, interior de São Paulo.
Segundo o professor de xadrez Vitor Lima, praticante e incentivador da modalidade, 9 clubes estiveram presentes nos eventos, entre eles Colegião, Clube de Xadrez de Catanduva, Colégio Unique, Projeto ABC do Saber, Projeto Pelicano, Prateleira Solidária, Colégio Jesus Adolescente, UNIFIPA e Instituto Federal.
Além de troféus aos campeões e medalhas de participação, todos receberam prêmios extras dos patrocinadores. Como forma de incentivo, R$ 500 em premiação foram distribuídos entre os campeões.
“O Campeonato Catanduvense de Xadrez ocorre anualmente, onde são conhecidos os campeões do município”, disse Vitor Lima. As competições ocorreram no salão da Inclusão Social de Catanduva, setor da SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) de Catanduva.
O professor de Catanduva destacou os 6 principais benefícios do xadrez. “Melhora o QI, deixa o cérebro em forma, ajuda a prevenir Alzheimer e demência, desenvolve a criatividade, melhora a memória/aprendizagem e melhora a concentração. O xadrez é um jogo de raciocínio que pode aumentar a capacidade cognitiva, a memória e agilidade mental dos praticantes”, salientou Vitor.
“Agradecemos à Prefeitura de Catanduva e à Secretaria de Esportes de Catanduva (SMEL) pelo apoio para a realização deste evento”, completou Vitor Lima.
As competições contaram com patrocínio da Cocam, Salamanca, Brilho21, Enova Foods, jogador de futebol Alan Patrick e do enxadrista e vereador Gleison Begalli.
As atividades foram um oferecimento da Associação dos Moradores da Vila Engrácia, Eglair Roveri Casseb e José Onofre Lourenço (Onofrão).
Texto: Tiago Lotto / Fotos: Divulgação