Dados da Secretaria de Estado da Saúde demonstram que 80% das internações estão ligadas a acidentes com motos. Desde 2013, houve aumento de 15,8% no número de internações em hospitais do SUS no Estado de São Paulo, decorrentes de ocorrências com carros e, sobretudo motocicletas, que lideram as estatísticas.
A vereadora Ivânia Soldati (Republicanos) solicitou ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) estudos para que o município implante a sinalização horizontal de Frente Segura, que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas.
Esta sinalização faz parte da Operação Frente Segura, que foi lançada em abril de 2013 para criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do semáforo.
“A sinalização fica localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no sinal vermelho”, explica a parlamentar.
Os locais para a implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função do volume considerável de veículos de duas rodas.
“A Frente Segura tem como objetivo proporcionar mais segurança para os motociclistas e ciclistas e juntamente a isso, aumentar o respeito dos mesmos, além de dar maior visibilidade aos motociclistas e diminuir o número de acidentes”, finaliza a vereadora Ivânia Soldati.
Foto: Tamires Estruzani
Texto: Comunicação Social