Ao longo do mês de outubro, acontece a 5ª edição do projeto Juventudes: Arte e Território. A ação realizada pelo Sesc São Paulo em 26 unidades na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado, incentiva, discute e valoriza a potência das produções culturais das diversas juventudes.
No Sesc Rio Preto, toda a programação é gratuita e um dos destaques é a jovem drag queen e cantora sertaneja Reddy Allor, vencedora do reality show Queen Stars Brasil, em 2022, que realiza um pocket show dia 19, no Palco Aberto, espaço para o público jovem do território mostrar seu talento na dança, no canto e na interpretação.
A unidade também recebe o curso "Miniuniversos em latas de spray", com o artista João Pedro Perassoli, o Pera, entre os dias 15 e 17. Ele irá ensinar como esses objetos podem se transformar em verdadeiras obras de arte que retratam universos pessoais. A outra atividade da programação no Sesc Rio Preto é o bate-papo "Vamos conversar sobre doramas?", com a escritora Bianca Ribeiro, que vai abordar numa conversa descontraída as séries e novelas coreanas que têm conquistado corações brasileiros e ganhado cada vez mais espaço em plataformas de streaming. As características mais marcantes encontradas em séries asiáticas e os principais efeitos desse intercâmbio cultural entre Brasil e Coreia do Sul estarão em pauta.
Juventudes diversas
Por meio de uma programação de exibições audiovisuais, shows, slams, saraus, batalhas de rimas, oficinas, debates e feiras, a ideia é compartilhar as histórias, vivências e como as diversas juventudes expandem os limites de seus territórios, não só geograficamente, mas também culturalmente.
É especialmente das periferias – locais, por vezes, estigmatizados e marginalizados, mas também cada vez mais reconhecidos como espaços de potente produção cultural – que surgem expressões e manifestações de resistência e reivindicação de pessoas jovens quanto ao seu lugar. A ação do Sesc dá palco e reverbera a voz dessas produções, que vão além do fazer artístico.
Criado em 2019, o Juventudes: Arte e Território vêm reunindo, ao longo de suas edições, jovens artistas como o cartunista Pedro Vinicio, que participou da edição on-line de 2020 e, atualmente, faz sucesso nas redes com desenhos que refletem o cotidiano; e o rapper e escritor Owerá, jovem Guarani que vive na Terra Indígena do Krukutu Guarani, situada no extremo sul da cidade de São Paulo, que passou pelo projeto em 2022, e realizou parcerias com nomes como Criolo e Alok.
Filmes
O projeto também chega na plataforma Sesc Digital, com o Especial Diferentes Juventudes - Arte e Território, até o dia 5 de novembro. A programação reúne três filmes com foco no protagonismo juvenil em diferentes territórios: "António Um Dois Três" (Dir. Leonardo Mouramateus, Portugal, 2017); "Mães do Derick" (Dir. Cássio Kelm, Brasil, 2020); e "Raízes" (Dir. Simone Nascimento e Well Amorim, Brasil, 2022). A curadoria é de Rosa Caldeira e a disponibilidade é gratuita em sescsp.org.br/cinemaemcasa.
Histórico
Desde sua criação, há 78 anos, o Sesc São Paulo tem atendido adolescentes e jovens em diversas atividades e programas, reconhecendo a importância desse público ao longo de sua trajetória. O programa Juventudes intensifica esse trabalho com estímulo à participação efetiva e ao protagonismo de pessoas com idades entre 13 e 29 anos, atuando com a finalidade de ampliar o repertório cultural, estimular a convivência, formar vínculos e respeitar as diferenças desses públicos. O Arte e Território é uma das ações desenvolvidas pelo programa, que tem no acesso à cultura e ao lazer, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Estatuto da Juventude, uma importante referência de atuação.
PROGRAMAÇÃO SESC RIO PRETO
JUVENTUDES ARTE E TERRITÓRIO 2024
Ações que tem por objetivo a difusão das produções artísticas e culturais juvenis, sob uma perspectiva da valorização do talento de grupos juvenis que também apresentam pela primeira vez as suas produções. Com abordagem a temas como o respeito às diferenças e o olhar sensível para todas as manifestações culturais, as programações celebraram a potência e a presença criativa de jovens em seus territórios, com o intuito de que expandam as suas fronteiras geográficas e culturais.
Curso - MINIUNIVERSOS EM LATAS DE SPRAY
Com João Pedro Perassoli (Pera), artista
Latas de spray podem se transformar em verdadeiras obras de artes que retratam universos pessoais. Este curso é um encontro entre a arte e a singularidade, a expressão individual que conecta as pessoas a seus cotidianos.
De 15 a 17. Terça a quinta, 19h às 21h. Sala de Múltiplo Uso. Inscrições a partir das 14h de 5 a 15/10. Lugares limitados. Grátis. De 13 a 29 anos
Encontro - PALCO ABERTO
Com jovens de Rio Preto e região e apresentação da cantora Reddy Allor Você é jovem e deseja mostrar o seu talento? Neste espaço, você pode dançar, cantar, interpretar e expressar toda sua arte, seja ela um solo ou uma apresentação de grupo. O público também está convidado a curtir o ritmo sertanejo da cantora Reddy Allor em um pocket show cheio de representatividade e potência.
Dia 19. Sábado, 15h às 18h. Teatro. Inscrições encerradas. Grátis. De 13 a 29 anos.
Bate-papo - VAMOS CONVERSAR SOBRE DORAMAS?
Com Bianca Ribeiro, escritora
As séries e novelas coreanas têm conquistado corações brasileiros e ganhado cada vez mais espaço em plataformas de streaming. Neste bate-papo, vamos dialogar sobre o fenômeno dos doramas, as características mais marcantes encontradas em séries asiáticas e os principais efeitos desse intercâmbio cultural entre Brasil e Coreia do Sul.
Dia 26. Sábado, 16h30 às 18h. Sala de Múltiplo Uso. Inscrições no local. Lugares limitados. Grátis. De 13 a 29 anos.
Sesc Rio Preto
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
YouTube: /sescriopreto
Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h
Fonte: Sesc Rio Preto