O ano letivo começa com novidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Oliveira Barreto. O tradicional sinal sonoro deu lugar a músicas. Caixas de som espalhadas pela escola transmitem as canções na hora da entrada e nos intervalos para o recreio.

Dentre as vantagens, o sistema de som é considerado modelo, pois não incomoda alunos autistas. Além disso, contribui para organização escolar, já que, ao final das aulas, as crianças permanecem em sala, até que seja feita a chamada nominal, pela inspetora.

A idéia da mudança foi da própria direção, com aval da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo era acabar com o som da sirene apoio na música como Cultura. Na prática, a equipe acolhe indicações musicais dos professores e crianças, além do que os alunos gostariam de ouvir. A cada semana, as músicas são alternadas e, em um mural, os alunos conhecem a biografia do cantor.

De acordo com a diretora Daniele Catelan, nos primeiros dias de aula, a nova experiência teve resultado positivo. “Acredito que a música já favoreceu. Escolhemos músicas lentas. Todos ficaram felizes. É um ambiente ainda mais acolhedor”, ressalta a diretora d escola.

Para a Secretária de Educação, Cláudia Cosmo, as novas descobertas são bem-vindas e aponta a Escola Professor José D’ Oliveira Barreto como exemplo de Educação Humana e Inclusiva. “ Ao substitutir as sirenes por músicas, a escola atende as necessidades das crianças autistas, como também aumenta o repertório cultural de todas as crianças com diferentes tipos de músicas. Inserindo as crianças, portanto, em diversos tipos de sons, e a cultura musical do snossos alunos se amplia dessa forma. Além disso, eles também participam da escolha das música, o que incentiva a autonomia e a participação”, ressalta a Secretária.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Homem é preso após tentar fugir da GCM com motocicleta adulterada em Catanduva

Leia mais...

Geração Z antecipa compra do primeiro imóvel e impulsiona mudanças no mercado imobiliário

Leia mais...

Alerta de nova frente fria em São Paulo reforça necessidade de prevenção nas cidades após impactos de tempestade na região de Ribeirão Preto

Leia mais...

Projetos de humanização são apresentados aos colaboradores em ação no HPA

Leia mais...

Família Felipeli doa 180 quilos de alimentos ao Recanto Monsenhor Albino

Leia mais...

Uso consciente da tecnologia é tema do terceiro dia da SIPAT 2026 no PAS

Leia mais...