Com mais de 30 obras em execução em 17 municípios do interior paulista, a Rumo, maior concessionária de logística ferroviária do país, compartilha do desafio do setor relacionado à qualificação da mão de obra e disponibilidade de equipamentos e de construtores especializados para atender todas as demandas previstas no caderno de obras da Malha Paulista.
Os investimentos são decorrentes da renovação antecipada da concessão, cujo contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos mediante uma série de contrapartidas focadas em melhorias na infraestrutura ferroviária e na melhoria da mobilidade urbana.
Desde que o contrato foi assinado em 2020, a Rumo deu início a diferentes obras na malha ferroviária que integra o principal corredor de exportação do país em direção ao Porto de Santos (SP). Até o momento, aproximadamente 25% das obras previstas no caderno de obrigações já foram entregues com a participação direta de mais de 10 empreiteiras.
Além das obras em andamento na Malha Paulista, a Rumo também está à frente das obras de modernização e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS) – associação gerida pelas operadoras MRS Logística, VLI e a própria Rumo – visando ampliar a infraestrutura ferroviária do Porto de Santos.
De acordo com Rafael Langoni, diretor de Expansão da Rumo, o principal desafio que a concessionária encontra neste momento é a contratação de empreiteiras que demonstrem expertise, qualificação e capacidade de execução para os projetos do setor ferroviário. "É um projeto com investimentos robustos e que continuará em ritmo acelerado, pelo menos até 2030. Sem sombra de dúvidas, o setor ferroviário será uma das principais alavancas de crescimento da construção civil", destaca.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 3,5% no segundo trimestre de 2024 na comparação com o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o mesmo período de 2023, o PIB do setor cresceu 4,4%. A alta é justificada pelo aumento do consumo de insumos típicos como areia, cimento e ferro.
Segundo Langoni, a tendência é que o mercado siga aquecido nos próximos anos. "Estamos presenciando um ciclo de grandes investimentos em infraestrutura, em virtude da renovação antecipada dos contratos de concessão e dos contratos assinados sob o regime de autorização". Com as obras executadas pela Rumo, foi possível aumentar a capacidade da malha ferroviária de 45 milhões de toneladas/ano em 2020 para os atuais 53 milhões de toneladas/ano. "A nossa expectativa é alcançar 75 milhões de toneladas/ano após a conclusão dos investimentos", explica o diretor de Expansão.
Parcerias de longo prazo
Marcio Maia, gerente executivo de Suprimentos da Rumo, ressalta que a companhia está interessada em firmar parcerias de longo prazo, considerando o cenário promissor de investimentos em infraestrutura.
"Durante as obras, as empreiteiras contam com o apoio da Rumo para se desenvolver em termos de governança, gestão ambiental, saúde e segurança nas operações. Ao construir parcerias duradouras com os fornecedores, esperamos contribuir não só para o crescimento da Rumo, mas para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia logística", afirma.
Confira algumas obras realizadas no âmbito do caderno de obrigações da Malha Paulista e na FIPS:
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O acompanhamento dos investimentos obrigatórios pode ser consultado no link: Link
Seleção de empreiteiras para as obras da Malha Paulista
Para fazer parte do processo de cadastro e seleção para novas empreiteiras, a Rumo disponibiliza dois canais: o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo site Link. O e-mail também pode ser utilizado para esclarecer as dúvidas sobre os procedimentos necessários.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.
Fonte: Loures