O Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) definiram a nova data para o leilão do Túnel Santos-Guarujá: 5 de setembro de 2025. A atualização no cronograma é resultado direto das contribuições qualificadas recebidas durante o roadshow internacional realizado na Europa, que reuniu grandes players do setor de infraestrutura interessados no projeto.

Durante a missão, foram identificadas oportunidades valiosas de aprimoramento no modelo de concessão, na estrutura financeira e nas premissas técnicas do edital. Essas sugestões estão agora sendo incorporadas para elevar a qualidade do processo licitatório, aumentar a atratividade do ativo e garantir maior segurança jurídica e operacional ao projeto.

Com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros sob o leito do canal —, o túnel será o primeiro do tipo no Brasil. A obra representará um salto tecnológico para a engenharia nacional, ao adotar a técnica internacional de túnel imerso, utilizada com sucesso em países como Holanda, Japão, China e Coreia do Sul.

A infraestrutura contará com três faixas por sentido, incluindo uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e uma galeria destinada a pedestres e ciclistas. O projeto prevê modernos sistemas de ventilação, iluminação e segurança. O modelo construtivo assegura menor impacto urbano, maior agilidade na execução, facilidade de manutenção e ganhos operacionais ao longo do período de concessão.

A concessão terá prazo de 30 anos, abrangendo a construção, operação e manutenção do sistema. A concessionária será remunerada por meio de tarifa de pedágio, contraprestação pública, aporte público e receitas acessórias. O critério de julgamento da licitação será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima, garantindo mais eficiência e benefícios para a população.

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas e catraias que transportam, diariamente, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. O novo túnel transformará essa mobilidade. O projeto também prevê a geração de cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia regional.

O Túnel Santos-Guarujá é fruto de um esforço conjunto entre o Governo de São Paulo, o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Autoridade Portuária de Santos (APS). A obra representa um marco para a infraestrutura nacional e um avanço significativo na mobilidade urbana e logística da Baixada Santista.

Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê um investimento total estimado em R$ 6 bilhões — recursos públicos compartilhados entre o Governo de São Paulo e a União, além da participação da iniciativa privada.

Fonte: Governo de SP

Paramount divulga trailer oficial do novo filme Street Fighter

Leia mais...

Votuporanguense encara Juventus na luta pelo acesso ao Paulistão 2027

Leia mais...

Solinftec apresenta nova geração de robôs agrícolas durante a Agrishow

Leia mais...

Vereador solicita informações sobre gastos do Canta e Encanta em Catanduva

Leia mais...

Festival de Dança de Catanduva abre com baile solidário e grandes nomes da dança

Leia mais...

Vereador Marcos Crippa homenageia equipe Mestre Preparações e reforça apoio ao esporte de arrancada em Catanduva

Leia mais...